Título: Carteira de trabalho digital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2008, Economia, p. A18
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançaram ontem a nova carteira de trabalho informatizada. A expectativa é emitir aproximadamente 4 milhões de novos documentos por ano. Os trabalhadores não pagarão nada para ter a nova carteira e nem para o cartão de identidade que terá foto, impressão digital e tarja magnética.
A nova carteira de trabalho informatizada vai permitir o registro de todo o histórico profissional, desde o primeiro emprego até a aposentadoria.
Outra novidade é a inclusão de um código de barras com o número do PIS no documento, o que permite a consulta de informações em terminais externos.
O custo de confecção da carteira, com as modificações, passou de R$ 2,40 para R$ 1,80 por unidade ¿ a redução do preço foi causada pela diminuição do número de páginas na nova carteira. Mas os trabalhadores não pagarão nada pelo novo documento.
Também foi apresentado o novo portal de consultas do Ministério do Trabalho, que permitirá o acesso às informações trabalhistas, como o PIS, FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e os vínculos empregatícios.
A partir de agosto, o novo documento deverá estar disponível nos 26 Estados e no Distrito Federal. A expectativa é substituir cerca de 65 milhões de carteiras no prazo de seis a oito anos.