Título: Em Cuiabá, disputa muito polarizada
Autor: Vieira, Pedro
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2008, País, p. A3

As eleições municipais de Cuiabá estão marcadas pela polarização. O atual prefeito Wilson Santos (PSDB) e o deputado estadual Walter Rabello (PP) disputam de forma acirrada a liderança nas pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento.

Rebello era líder isolado nas sondagens até pouco tempo. O sucesso eleitoral do deputado tem origem em programa popular que apresentava na televisão até pouco tempo. Contudo, nos últimos meses, Rebello não só foi demitido pela rede que lhe empregava, como também viu o candidato à reeleição Wilson Santos diminuir cada vez mais a diferença entre os dois.

Nas últimas pesquisas divulgadas, o tucano inclusive já supera o apresentador, contabilizando de 30% a 35% das intenções de voto. Rebello oscila entre 28% e 33%.

Além do crescimento nas pesquisas, Santos deu, nos últimos meses, importantes passos rumo à sua permanência no Palácio Alencastro, como é conhecida a sede do executivo municipal. Angariou apoios de partidos como PMDB, PPS e PTB, e agora investe sobre o Democratas da ex-vice-governadora Iraci França, hoje pré-candidata pela legenda, estacionada nos 6%. Já Rebello corre o risco de ter que fazer vôo solo.

Lula e Maggi

Curiosamente, nem o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem o PR do governador Blairo Maggi aparecem com boas chances no pleito da maior cidade de Mato Grosso. Apesar de estabelecerem conversas em torno da possibilidade de aliança para a prefeitura local desde o ano passado, as duas legendas devem caminhar separadas em outubro. Além de aliados na esfera federal, PT e PR possuem uma relação sólida no Estado. O PT integra a base do governo Maggi.

A legenda não conseguiu convencer o deputado Carlos Abicalil para assumir a candidatura do partido e lançou o nome do médico Alencar Farina. O petista, que até pouco tempo estava no PR, não vai bem nas últimas pesquisas.

Já o PR abriu mão de lançar a candidatura do presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, para apresentar o empresário e amigo do governador, Mauro Mendes. Incluído nas pesquisas antes de ser jogado para escanteio pelo próprio partido, Ricardo era o único que ameaçava quebrar a polarização entre PSDB e PP, com índices que variavam entre 15% a 20% das preferências entre o eleitorado. Desconhecido, Mendes não ultrapassa os 3% por enquanto.

Completa, ainda, o cenário eleitoral de Cuiabá o deputado federal Valtenir Pereira. O parlamentar já conseguiu reproduzir na cidade a aliança federal do chamado "bloquinho", grupo político formado por PDT, PCdoB e pelo próprio PSB.