Título: Transportes, um gargalo para o crescimento
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2008, Economia, p. E4

A necessidade de investimentos atinge todos os terminais de transportes, tais como portos, aeroportos, além das ferrovias, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A entidade critica os altos custos dos transportes rodoviários no Brasil e a morosidade do serviço. Abimaq defende a necessidade de simplificar os procedimentos relativos ao transporte de carga rodoviário e do déficit na geração de energia ¿ fruto da falta ou lentidão dos investimentos.

De acordo com José Velloso Dias Cardoso, a concessão de algumas rodovias que estavam em condições razoáveis foi benéfica. Porém, a maioria das rodovias ruins continua em péssimas condições, o que dificulta o escoamento das safras e produtos produzidos no país.

De acordo com o diretor da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, o desenvolvimento das ferrovias depende de um conjunto de fatores que integram a agenda estratégica para o setor de transporte ferroviário de cargas: eliminação de gargalos; expansão da malha; intermodalidade; tributação; regulamentação; fornecedores; segurança e tecnologia.

Já o vice-presidente da Abdib, Ralph Lima Terra acredita que a solução é ordenar os fluxos de oferta e demanda por serviços de transporte de carga e de passageiros, por meio de um planejamento bastante realista com atenção às fases que precedem qualquer investimento em infra-estrutura.

¿ Acreditamos que há muitos projetos do setor de transporte que são passíveis de serem viabilizados por concessões à iniciativa privada, incluindo o transporte metro-ferroviário de passageiros, dentro ou entre as cidades brasileiras ¿ disse Terra.

Ele também considera o PAC um importante indutor do investimento em infra-estrutura em todos os setores, na medida que ordena e centraliza o conjunto de obras que a administração pública federal pretende implementar até 2010.

¿ Temos a perspectiva que, ao menos, 70% dos R$ 40 bilhões do PAC se transformem em obras neste período ¿ considera Terra. ¿ O setor de transportes também recebe uma atenção bastante especial. Nossa perspectiva é de uma ampliação significativa da malha ferroviária, bem como uma melhoria bastante importante das rodovias e dos aeroportos. Inclusive, a maior parte dos investimentos desembolsados e pagos pelo governo federal no âmbito do PAC devem-se às obras de transporte, que começaram a sair do papel mais cedo. (LT)