Título: Ibama desarticula fraude em licenciamento
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/05/2008, País, p. A7
Campo Grande e Brasília
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desarticulou um grupo de fraudadores do Sistema Documento de Origem Florestal (DOF) em Mato Grosso do Sul. A ação faz parte da operação Rastro Negro Pantanal, que busca combater grupos que atuam ilegalmente no mercado siderúrgico e carvoeiro.
Os infratores negociavam lenha e carvão de origem ilegal com importantes indústrias siderúrgicas. Até o momento, foram aplicadas 13 multas que ultrapassam R$ 4,7 milhões e os principais envolvidos foram bloqueados no DOF.
Dos 10 milhões de metros cúbicos de carvão transportados no Brasil em 2007, 44% foram originados em Mato Grosso do Sul. Segundo o Ibama, a extração de lenha e produção de carvão podem prejudicar uma área de mais de 200 mil hectares todos os anos no Estado.
A operação teve origem nas investigações de auditorias ambientais iniciadas em setembro de 2006, quando foi lançado o Sistema DOF para controlar a atividade florestal. A ação também conta com apoio da Polícia Federal.
O que é o DOF
O DOF administra a exploração de madeira. Pelo sistema, cabe às empresas produtoras e consumidoras de produtos florestais a responsabilidade de registrar seus estoques on-line na rede nacional.
O sistema substituiu as antigas Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATFPs), que eram impressas em papel moeda.
Em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o estímulo ao crescimento da produção do país, o que inclui a área de biocombustíveis, "não pode neutralizar" os esforços feitos pela preservação ambiental, inclusive porque há dependência entre os fatores.
¿ Nossa economia depende 50% da nossa biodiversidade. Quem destruiria sua galinha dos ovos de ouro? ¿ comparou a ministra.