Título: Defesa do meio ambiente projetou Minc
Autor: Moreira, Marco Antônio; Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 14/05/2008, País, p. A2
Atual secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, o petista Carlos Minc se elegeu deputado estadual pela sexta vez consecutiva nas últimas eleições, com 80 mil votos, mas abriu mão do mandato para assumir o cargo no governo de Sérgio Cabral (PMDB).
Antes de se filiar ao PT, Minc foi um dos fundadores do PV, ao lado de Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis. Foi eleito pela primeira vez em 1986.
Reeleito, já pelo PT, em 1990, 1994 e 1998, recebeu em 1989 o Prêmio Global 500, concedido pela ONU aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.
Sua atividade parlamentar priorizou questões como a defesa do meio ambiente, segurança pública, saúde no trabalho, ética na política e fiscalização do orçamento e da execução orçamentária do Rio.
Nos anos 60, foi líder estudantil, participou da resistência contra a ditadura militar. Preso e exilado, só voltou ao Brasil em 1979, com a anistia.
Minc estudou no Colégio Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, ele é casado e pai de dois filhos.
Repercussão
Para o presidente regional do PT do Rio de Janeiro, Alberto Cantalice, a possível ida de Minc para o Ministério do Meio Ambiente será bastante positiva para a legenda no Estado.
- É uma grande honra para o partido, até porque o Minc está fazendo uma gestão brilhante à frente da secretaria.
De acordo com Cantalice, a indicação significará o "fortalecimento" da legenda no Rio.
Outro nome cotado no Planalto é o do ex-governador do Acre, Jorge Viana. O político, de 49 anos, é engenheiro florestal formado na Universidade de Brasília.