Valor Econômico, 07/05/2020, Empresas, p. B2

IA mostra impacto da crise para funcionário

Stela Campos


Entender o que se passa com os funcionários nesse momento será essencial para prever como será a volta aos escritórios e o ritmo de trabalho no pós-covid-19. Com o intuito de ajudar as companhias nessa tarefa, a consultoria Egon Zehnder está lançando, por meio da recém-adquirida empresa de análise comportamental Sinequanon, uma ferramenta de inteligência artificial que se propõe a ajudar as companhias a medir por meio de dados os efeitos da pandemia sobre a sua cultura organizacional.

“É muito difícil manter o engajamento a distância”, diz Luis Giolo, líder da prática de telecomunicações e tecnologia para América Latina da Egon Zehnder. Ele conta que a nova ferramenta, chamada Odyssey Index, analisa dados sobre a formação de hábitos que podem melhorar o gerenciamento da crise. Ao todo, a inteligência artificial consegue identificar 50 micro comportamentos, distribuídos em quatro dimensões: propósito, garra, adaptabilidade e execução.

Em um questionário semanal, que precisa ser respondido por 5% dos funcionários da empresa, a inteligência artificial recolhe informações que serão processadas, analisadas e entregues aos gestores na semana seguinte. Carlos Eduardo Xavier, sócio e líder da área digital para América Latina da Egon Zehnder, explica que há também uma pergunta em aberto para que os respondentes possa escrever o que estão achando dos novos processos de trabalho e quais as práticas estão funcionando durante a pandemia. “Com isso, é possível extrair sugestões para mexer os ponteiros nesse momento”, afirma Xavier.

A nova ferramenta também pode ajudar a medir como está a sensação de conforto, de ansiedade, de medo e de aprendizado na organização. Segundo Giolo, isso pode ajudar as empresas nessa preparação para a retomada do trabalho. “A volta pode ser bem mais difícil do que a adaptação. Depois de uma mês, de uma forma ou de outra, as coisas se ajeitaram mas existe uma falsa sensação de que tudo foi resolvido”, afirma.

Lançada há três semanas mundialmente, a Odyssey Index já está disponível no Brasil. No primeiro mês, as companhias vão poder acessá-la gratuitamente, na nuvem, em troca de alguma doação para entidade que esteja atuando no combate à covid-19. Depois desse prazo, o custo de manutenção será de US$ 15 mil mensais.