Título: Advogado do espião pede habeas corpus para cliente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/05/2008, País, p. A7

As suspeitas da articulação de um grande acordo entre o governo e o secretário de Controle Interno Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, ¿ que estava desaparecido desde a última quinta-feira ¿ para livrar integrantes do Palácio do Planalto no caso do dossiê contra o casal Fernando Henrique Cardoso mobilizaram os advogados de defesa do servidor. Ontem, eles oficializaram na Casa Civil o pedido de exoneração de José Aparecido e articularam o depoimento dele na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Cartões.

O depoimento do acusado de vazar o dossiê na CPI estava agendado para amanhã, mas foi adiado para a próxima terça-feira. Assim dará tempo de Aparecido ser ouvido antes pela Polícia Federal. Segundo o advogado de defesa de Aparecido, o servidor deve ser ouvido ainda hoje na PF. Com isso, os partidos voltam a suspeitar de que o acordo, de fato, existe.

Habeas corpus

Outra intimação da CPMI marcada para hoje, a do assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes, para quem Aparecido enviou o dossiê via e-mail, também foi remarcado para a próxima semana. A intenção dos deputados é realizar uma acareação entre os dois servidores.

Mas, no que depender de Aparecido, deputados e senadores da CPMI ficarão sem grandes esclarecimentos. A defesa do ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas corpus para que seu cliente possa permanecer em silêncio durante a oitiva dos parlamentares.

¿ Ainda não sabemos oficialmente desta questão, mas esperamos que o bom senso prevaleça e ele esclareça de uma vez por todas esta questão da confecção do dossiê ¿ disse a presidente da CPI dos Cartões, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).