Título: Oposicionistas assistirão ao julgamento
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 17/02/2005, Brasília, p. D3
O julgamento do recurso que pede a cassação dos mandatos do governador Joaquim Roriz e sua vice, Maria de Lourdes Abadia, será o único avaliado pelos sete ministros do TSE na noite de hoje. Quem for ao tribunal poderá assistir à sessão do plenário ou do auditório, que será preparado com um telão. Lideranças da Coligação Frente Brasília (PT, PCB, PCdoB, PMN) impetrante do recurso, devem assistir ao vivo o julgamento. Estarão presentes o presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda e a bancada petista na Câmara Legislativa. O candidato da legenda que ficou em segundo lugar nas últimas eleições, Geraldo Magela, também é esperado.
O governador vai aguardar o resultado do julgamento de sua residência, no Park Way. Manifestações pró-Roriz estão sendo desestimuladas por assessores do GDF.
Este é o segundo processo contra Roriz julgado no Tribunal Superior Eleitoral em menos de um ano. O relator, ministro Carlos Mário Velloso, foi o mesmo que avaliou as denúncias feitas pelo Ministério Público Eleitoral. Ele foi um dos quatro ministros que votaram contra a cassação. O único que entendeu que as provas eram suficientes para cassar o mandato de Roriz foi o presidente do tribunal, Sepúlveda Pertence.
Caso Roriz não seja inocentado, o TSE pode definir ainda hoje se os efeitos da cassação são imediatos. Os ministros podem decidir ainda se haverá novas eleições ou se tomará posse o segundo colocado nas eleições de 2002.