Correio Braziliense, n. 22604, 05/02/2025. Política, p. 2

Presidente adere à “guerra dos bonés”
Victor Correia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aderiu, ontem, ao boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, usado por seus ministros nas eleições para as Mesas Diretoras do Congresso Nacional e na abertura do ano legislativo.

Em curto vídeo nas suas redes sociais, Lula aparece usando o adereço, criado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, como contraponto ao boné “Make America Great Again”, utilizado por apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na segunda-feira, ministros e aliados de Lula voltaram a usar o adereço, também na cor amarela, durante a abertura do ano legislativo. Em resposta, opositores também apareceram com bonés verde e amarelos escritos: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.

Além disso, a oposição levou embalagens de café e de picanha, criticando o alto preço dos alimentos. Em meio à disputa no Congresso, o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), chamou a atenção dos presentes.

“Por favor, peço a cordialidade de todos deputados e deputadas neste dia muito importante para a democracia brasileira e para a história do Parlamento brasileiro”, enfatizou.

Mais de 100

De acordo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foram confeccionados mais de 100 bonés, distribuídos entre a base do governo no sábado.