Título: Leonardo Prudente ingressa no PFL
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/02/2005, Brasília, p. D3
Convite foi do senador Paulo Octávio
Quinze dias após deixar o PMDB, magoado com a legenda que o abrigou por 19 anos, o distrital Leonardo Prudente aceitou o convite do senador Paulo Octávio e filiou-se ao PFL. A cerimônia foi ontem no fim da tarde, no gabinete do presidente nacional do partido, senador Jorge Bornhausen (SC). Com adesão de Prudente, o PFL volta a somar três parlamentares em sua bancada. O quarto pefelista da Casa, Izalci Lucas, está licenciado e, hoje, comanda a secretaria de Desenvolvimento Tecnológico. - Para nós é importante crescer como partido para enfrentar os desafios - disse Paulo Octávio, explicando que atualmente o PFL-DF conta com 30 mil filiados.
A filiação de Prudente, cotado para ocupar a presidência da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças - que trata suplementações de interesse do governo - deve ratificar o vigor adquirido pelo PFL desde que se aliou ao PT, PPS e PP e formaram a Frente Democrática. A legenda desbancou o PMDB e conquistou a presidência da Casa e a Corregedoria, onde são avaliados processos de quebra de decoro parlamentar.
Prudente disse que sua decisão de sair do PMDB era anterior às discussões sobre comissões. Disse que no biênio passado quatro distritais do PMDB - Gim Argello, Benício Tavares, Pedro Passos e Odilon Aires - ''comandavam'' a Casa. Ao perder a Mesa Diretora, peemedebistas teriam virado oposição.
- O resto da bancada seria periferia da oposição. Aqui [no PFL]eu me sinto em casa - disse o distrital.
O desgaste da bancada governista na Câmara com o governador Joaquim Roriz vem sendo acentuada pela polarização na Casa, em acirrada disputa pela presidência das comissões. Os reflexos começaram a ser vistos na terça-feira, quando um projeto do Executivo que precisaria de 16 votos para ser aprovado foi rejeitado por 14.
- Hoje não estamos afinados. Para a base se entender, todos precisariam comprar a plataforma política a que aderimos - disse Eliana Pedrosa, líder do PFL na Câmara.
Perguntado se ainda se considera da base governista, Prudente disse que a resposta deve ser dada pelo próprio governador Joaquim Roriz. (MS)