O Globo, n 32.310, 22/01/2022. Economia, p. 16
Guedes diz que inflação não será transitória
Fernanda Trisotto
Ministro da Economia afirmou que o bancos centrais estão dormindo no ponto
O ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre o risco da inflação não ser transitória e cobrou atenção dos bancos centrais para esse problema que deve persistir ao longo deste ano.
- Meu medo é que a fera esteja fora da caixa. Eu não acho que a inflação será transitória, de modo algum - afirmou durante evento do Fórum Econômico Mundial.
Guedes acredita que os choques de oferta vão diminuir gradualmente, o que pode diminuir a pressão nos preços, mas demonstrou preocupação com a expansão da demanda. Por isso, há risco de efeito persistente da inflação, que precisa estar no radar da política monetária:
- Eu acho que os bancos centrais estão dormindo no ponto. Eles precisam ficar atentos e eu acho que a inflação será um problema, um problema real, em breve para o mundo ocidental.
Em relação ao Brasil, o ministro ponderou que a despeito de trágicas experiências com inflação, o país se movimentou rapidamente. O Banco Central vem, desde o ano passado, elevando a taxa básica de juros, que passou de 2% ao ano para 9,25% e, pelas expectativas do mercado, pode chegar a perto de 12%.
Na quinta-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a inflação já começou a ceder, mas disse que está acompanhando possíveis surpresas.