Título: Dossiê é o vestibular de Dilma rumo ao Planalto
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 18/05/2008, País, p. A9

Afora as disputas internas, a hostilidade entre setores do PT e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumpre papel importante na crise que se aproxima perigosamente da ministra, cada vez mais tratada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como sua provável sucessora.

O fato de Dilma ter vindo do PDT é explorado por grupos interessados em fazer seus próprios candidatos dentro do PT para minar a influência da ministra no partido. Também pesa na relação o ranço deixado pela substituição, no poder, de um grupo por outro.

¿ O PT perdeu espaço nesse núcleo decisório do governo e não existe um grupo alijado do poder que não tenha sua mágoa ¿ afirma um parlamentar paulista, que pediu para não ser identificado.

Na avaliação do cientista político David Fleischer, o atual momento do grupo que centraliza a coordenação política no segundo mandato de Lula será fundamental na definição dos rumos de 2010.

¿ Se a ministra Dilma passar pelo escândalo do dossiê dos cartões de FHC sem grandes arranhões em sua imagem, se ela se preservar como virtual candidata à sucessão presidencial, ela adquire uma força difícil de dobrar ¿ diz Fleischer. (K. C.)