Título: AC solidariza-se com Marina
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/05/2008, País, p. A2

Petistas afirmam que ex-ministra deu status ao cargo.

Rio Branco

O PT do Acre divulgou, ontem, nota na qual presta solidariedade à ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e diz que o trabalho realizado por ela fez com que o ministério deixasse de ser uma organização não-governamental isolada dentro do governo.

Para os petistas do Acre, a criação de áreas federais de conservação ambiental e a diminuição dos índices de desmatamento na Amazônia foram as principais conquistas da ex-ministra.

"Foi na gestão de Marina Silva, com o reconhecido apoio do presidente Lula, que o Ministério do Meio Ambiente passou a envolver de forma transversal todos os setores do governo, resultando, entre tantas conquistas, na criação de 24 milhões de hectares de áreas federais de conservação e na diminuição dos índices de desmatamento que só cresciam na Amazônia, num esforço que envolveu diretamente a ação de 13 ministérios", afirma o PT na nota.

"Leal e solidária"

Os petistas também ressaltam na nota que Marina foi "leal e solidária" ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos momentos de crise enfrentados pelo governo, como na concessão da licença ambiental para as obras das hidrelétricas do Rio Madeira.

Consciência

"Marina tinha consciência de que se tivesse se afastado do ministério em momento de crise, o governo Lula teria grandes prejuízos frente à opinião pública nacional e internacional. (...) Deixa o Ministério do Meio Ambiente no momento em que o governo experimenta sua melhor avaliação, numa prova inequívoca de sua total lealdade ao presidente Lula", diz o documento.

Na nota, os petistas do Acre apostam que, apesar da saída de Marina, o presidente dará continuidade às "políticas estruturantes" implementadas pela ex-ministra.

Os petistas encerram o documento agradecendo o trabalho exercido pelo senador Sibá Machado (PT-AC), suplente de Marina, que devolverá o cargo à ex-ministra. (Folhapress)