Rádio Senado
21/03/2025
Título: Biblioteca do Senado tem programa de doação de livros
Tempo: 2”30’
Para estimular a leitura e o acesso democrático aos livros, a Biblioteca do Senado Federal promove a doação de livros para bibliotecas públicas. A iniciativa visa ampliar o acesso à informação e ao conhecimento, contribuindo para a formação educacional e cultural da população.
Um dos objetivos do programa é suprir a carência e ausência de livros nos estados brasileiros. Após a tragédia do Rio Grande do Sul em 2024, por exemplo, o programa repôs o acervo literário perdido durante as enchentes. Segundo o coordenador da Biblioteca do Senado, Osmar Arouck, ajudar o Rio Grande do Sul foi uma das atividades mais impactantes da biblioteca.
O Rio Grande do Sul tem um sistema que eles chamam bancos sociais e tem o banco de livros. Então, nós entramos em contato com essa organização e fizemos uma doação significativa, mais de 5.000 livros, para esse banco, para que fosse feita a reconstrução, né, reposição de livros que foram danificados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
As bibliotecas públicas que desejam participar do programa, devem enviar e-mail para biblioteca@senado.leg.br declarando o interesse em receber as doações e detalhando as informações de contato. Osmar Arouck ressalta que a seleção dos livros é feita de forma atenciosa e as obras enviadas estão sempre em bom estado.
Nós acabamos recebendo por doação voluntária e algumas vezes, é, do nosso acervo, é já há duplicatas, então nós reservamos essas obras que estão sempre em bom estado, é bom se sempre dizer isso. E nós fazemos uma lista de duplicatas, uma lista que nós distribuímos para pessoas que, para bibliotecas, né, que entram em contato conosco. Então elas escolhem a partir daquela lista e nós então enviamos.
Se você deseja contribuir com o programa, a Biblioteca do Senado Federal recebe doações de livros de cidadãos e instituições, seguindo sua política de seleção e aquisição. Para doar obras impressas, é necessário preencher o Termo de Doação de Publicações e encaminhá-lo junto com os livros ao endereço da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal. Sob a supervisão de Ana Beatriz Santos, da Rádio Senado, Júlia Fernandes.