O GLOBO, n 32.312, 24/01/2024. Saúde, p. 9
Campanha “Vacina Sim'' foca em crianças na quinta fase
Evelin Azevedo
Consórcio de imprensa vai ajudar a sanar as dúvidas de pais e responsáveis para estimular imunização entre 5 e 11 anos
Com a vacinação contra a Covid-19 chegando ao público de 5 a 11 anos no Brasil — iniciada no último dia 14 — muitas dúvidas surgiram sobre esta nova etapa na luta contra o coronavírus. Para ajudar a sanar parte dos questionamentos e estimular os pais e responsáveis a aderirem à vacinação, o consórcio de veículos de imprensa — formado por TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e UOL — reitera seu compromisso com a sociedade e lança a quinta fase da campanha “Vacina Sim”.
O médico Drauzio Varella, que está na nova fase da campanha, reforçou a importância de este novo público alvo receber as doses de imunizantes:
—Nós só vamos ficar livres dessa pandemia quando vacinarmos todas as pessoas, e as crianças não podem ficar de fora, elas têm que ser protegidas —afirma ele.
A campanha abarcará três filmes de 30 segundos cada e será veiculada a partir de amanhã, nos intervalos da programação da TV Globo, Gloob, Gloobinho e canais por assinatura. Ações nas redes sociais da Globo também vão amplificar a mensagem, além de jornais dos veículos do consórcio de imprensa.
— O consórcio surgiu em 2020, para preencher uma lacuna quando o governo parou de fornecer informações sobre vítimas da doença. Desde então, os veículos de imprensa se mantêm nessa missão de ajudar a população a compreender a Covid-19 e a melhor forma de combatê-la. Por isso nosso apoio irrestrito à ciência e à vacinação, inclusive de crianças — afirma Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO.
“Vacina Sim” é uma campanha criada em janeiro de 2021 para conscientização da importância da vacina contra a Co vid-19, propondo que a população arregaçasse as mangas e aderisse à vacinação. Desde então, já foram quatro fases com diferentes destaques, mas sempre sob o mesmo mote: estimular e incentivar a vacinação completa, sem deixar de lado os cuidados para conter a contaminação do vírus.
BARREIRA DAS FAKE NEWS
A imunização contra a Covid-19 no Brasil sofreu uma série de interferências, sendo as fake news uma das maiores delas. As mentiras contadas acerca das vacinas disponíveis espalharam medo e desconfiança em parte da população. Mas, com o avançar do tempo e graças a iniciativas de incentivo à vacinação, o número de imunizados no país avançou, chegando a 39 milhões de brasileiros já com a terceira dose, segundo dados do boletim do consórcio de veículos de imprensa de ontem.
— Não há solução para a pandemia fora da vacinação. Só a imunização em massa fará com que possamos voltar à vida normal. E a nova fase da campanha é fundamental para reforçar que a vacinação infantil é urgente e segura. Vacina e manutenção dos cuidados são a única saída para este momento pelo qual passamos —disse Humberto Tziolas, diretor de Redação do Extra.
Nas quatro fases anteriores, a campanha contou com nomes como Fernanda Montenegro e Ana Maria Braga, que já usaram suas vozes e suas experiências com a vacina contra a Covid-19 para endossar a importância de o Brasil se vacinar contra a doença que já ceifou a vida de mais de 620 mil brasileiros.
SEGUNDA DOSE E HIGIENE
As primeiras duas fases da campanha visavam reforçar para a população a importância de ir aos postos de vacinação tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Já a terceira fase lembrava aos brasileiros que era preciso manter as medidas de proteção contra o coronavírus mesmo já tendo tomado a primeira e a segunda dose. Usar máscaras, manter o distanciamento social e higienizar com frequência as mãos são estratégias fundamentais para evitar a disseminação do vírus.
A quarta fase da campanha “Vacina Sim” incentivava a população a completar o esquema vacinal contra a Covid -19, para garantir a eficácia do imunizante contra o vírus. Em setembro do ano passado, quatro milhões de brasileiros não haviam retornado para tomar a segunda dose. Outro objetivo da campanha na época foi estimular idosos a buscarem sua dose de reforço para manter a proteção contra o coronavírus, que diminui com o passar do tempo, principalmente em pessoas acima de 60 anos.
O consórcio de veículos de imprensa reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. Os dados coletados —como número de casos e mortes por Covid-19, assim como a quantidade de vacinas aplicadas — apontam o cenário da doença no país.