Título: Emergentes têm encontro marcado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/05/2008, Economia, p. A20

Brasil, Rússia, Índia e China acertaram reunião entre seus ministros de Finanças e Economia.

Brasil, Rússia, Índia e China, países que formam o chamado grupo Bric de grandes economias emergentes, concordaram ontem em preparar uma reunião entre os ministros de Finanças e Economia. O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e os chanceleres chinês, Yang Kiechi, e indiano, Pranab Mukherjee, em Jekaterinburg ¿ cidade russa na região dos montes Urais, a leste de Moscou.

Lavrov anunciou que o próximo contato dos chanceleres do grupo ocorrerá durante a 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, enquanto a próxima reunião independente será realizada ano que vem na Índia.

O chefe da diplomacia russa ressaltou o fato de que este terceiro encontro ministerial do grupo será realizado pela primeira vez de forma independente, e não no marco de algum fórum internacional, no que viu "uma prova da nova qualidade do diálogo".

¿ Trata-se de uma iniciativa do Brasil que todos apoiamos ¿ disse Lavrov, que afirmou que Moscou concede uma grande importância ao diálogo no marco do grupo Bric, segundo a agência Interfax. ¿ O formato Bric não é algo inventado, mas fruto da vida própria, pois em grande medida são os elevados ritmos de crescimento econômico dos países do grupo os que garantem o desenvolvimento estável da economia mundial.

Lavrov destacou ainda que quando se fala de reformar a arquitetura financeiro-econômica global, há assuntos a debater dentro do grupo, incluindo a defesa de nossos interesses comuns.

Ampliação do grupo

Por outra parte, o ministro russo considerou "artificial" a colocação de uma possível ampliação do Bric e da possível fusão deste grupo com a associação trilateral Rússia-China-Índia, cujos ministros realizaram, em Jekaterinburg, uma reunião à parte.

¿ Rússia, Índia e China compartilham a mesma região do mundo, participam do trabalho das organizações da região da Ásia e do Pacífico, portanto é lógica a aparição desse formato de diálogo entre as três grandes potências regionais ¿ explicou. ¿ O grupo Bric se criou da mesma forma natural, como uma associação dos países cujas economias representam o maior crescimento. Neste mundo globalizado, temos muitos interesses conjuntos, ao qual se acrescenta a coincidência de nossas posições em relação à situação no mundo e às relações internacionais.

Na reunião, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) assinaram documento destacando a importância do desenvolvimento sustentável da economia global a longo prazo e a descoberta de soluções para os sérios problemas globais atuais, como a pobreza, fome e doenças.

Os ministros da Rússia e da China reiteraram que seus países dão importância ao status da Índia e do Brasil nos assuntos internacionais, e entendem e apóiam as aspirações da Índia e do Brasil de desempenharem um papel maior na ONU.

Também se posicionaram favoráveis do fortalecimento à cooperação internacional para a questão das mudanças climáticas no contexto da Convenção das Mudanças Climáticas da ONU e do Protocolo de Quioto. Eles expressaram o desejo de trabalhar juntos para cumprir os compromissos de Bali.