Título: Petistas fazem balanço da derrota
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 18/02/2005, País, p. A5

Incomodado com o erro de cálculo dos líderes governistas na Câmara, José Dirceu pediu diálogo com todas as legendas

O grupo de deputados que constitui a maioria da bancada do PT, o chamado campo majoritário, reuniu-se pela primeira vez na noite de quarta-feira, após derrota do candidato do partido à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Com a presença do chefe da Casa Civil, José Dirceu, cerca de 40 petistas fizeram um balanço da derrota. Dirceu pediu aos presentes que conversem com os líderes de todos os partidos, considerados peças fundamentais para os rumos do governo daqui para a frente.

- Não interessa ao PT nem ao governo uma bancada governista numérica. Para nós, neste momento, é mais importante uma bancada coesa - teria dito Dirceu, segundo relato de um dos presentes.

Dirceu não escondeu o incômodo com o erro de avaliação dos líderes partidários. Todos os presentes - Greenhalgh não participou do encontro - garantiu que tinham a certeza de pelo menos 300 votos favoráveis ao petista na eleição da última segunda. Para não pintar um cenário cor-de-rosa demais, trabalharam com uma margem de 20% de traição, o que reduziria para 240 votos.

- Não temos dúvidas de que líderes aliados trabalharam contra - declarou um petista.

Neste novo xadrez político, torna-se fundamental o papel dos líderes do governo e do partido na Câmara. A bancada petista, que se reuniu por dois dias na Casa, adiou a escolha para a próxima semana. Apesar de algumas resistências internas, o campo majoritário deve apoiar o nome de Paulo Rocha (PT-PA) para o cargo. Paulo Rocha tem apoio de João Paulo e do atual líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP).

Parlamentares da esquerda petista podem lançar uma candidatura avulsa. Comenta-se o nome da deputado Maninha (PT-DF), mas, oficialmente, não há, por enquanto, concorrentes ao nome de Paulo Rocha.

- Vamos apresentar programas, projetos, dizer o que esperamos do líder da bancada. A partir daí, vemos quem se encaixa neste perfil - acrescentou o deputado Walter Pinheiro (PT-BA).

Um dos elos na cadeia que culminou na derrota de Luiz Eduardo Greenhalgh, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) não deu as caras durante os dois dias de reunião. Chinaglia encaminhou uma ata da última reunião da bancada, realizada no domingo, lembrando que a Executiva Nacional petista fechara questão em torno do nome de Greenhalgh. A aprovação da ata do encontro e seu encaminhamento para a direção partidária são o primeiro passo para a definição do que acontecerá com Virgílio Guimarães.

- Não é papel da bancada discutir sobre Virgílio, nunca foi - esquivou-se Chinaglia.