Título: MP 232 na pauta de discussões
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 18/02/2005, País, p. A7

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), aproveitou a primeira visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, para acertar um encontro entre Lula, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e empresários, a fim de discutir a Medida Provisória 232.

A MP corrigiu a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em 10%, aumentou a alíquota de tributos para as empresas prestadoras de serviços e para profissionais liberais e instituiu a retenção na fonte da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) para produtores rurais.

A questão é chegar a um consenso em torno da MP antes de sua discussão pelo Congresso, porque ''do jeito que ela está, não passa'', disse Severino, após seu encontro com Lula.

Antes da reunião entre Palocci e os empresários, o ministro deverá se encontrar a sós com o presidente da Câmara para tratar da questão. A conversa com os empresários deve ocorrer na próxima quarta-feira.

Outra tônica do encontro entre Severino e Lula foi a relação entre os Poderes. O novo chefe da Casa Baixa do Parlamento enfatizou que terá bom relacionamento com o presidente e indicou a origem em comum com Lula como marca da identificação entre os dois:

- Nossas origens são as mesmas. Não temos nenhuma diferença grave. Ambos queremos o bem do Brasil - acentuou Severino.

Um dos pedidos que ele fez a Lula foi a melhoria no tratamento dado pelos ministros do governo aos deputados. Reclamou que os ministros não atendem as demandas dos parlamentares como poderiam e colocou a melhoria desse relacionamento como requisito fundamental para diminuir a insatisfação dos deputados com o governo. O presidente Lula teria concordado com a ponderação do presidente da Câmara, segundo relato de pessoas que presenciaram o encontro.