Título: Brasil acerta parceria em energia com os vizinhos
Autor: Severo, Rivadavia
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2008, Economia, p. A18

Falando no Fórum Global de Energias Renováveis, o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, anunciou que o Brasil assinou acordo com o Peru para a construção de 15 hidrelétricas no país vizinho, que irão gerar 20 mil megawatts. Como o Peru não precisa de toda a energia, o Brasil importará o excedente. O termo da primeira usina, que vai gerar 1,4 mil megawatts e custar R$ 2 bilhões, foi assinado durante visita do presidente Lula ao Peru. O sistema Eletrobrás fará a construção.

Lobão conta ter acertado com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, um plano para exploração de rios de fronteira e de uso da energia em parceria. Segundo ele, a Bolívia tem o mesmo interesse.

Com a Venezuela, o Brasil fez acordo de intercâmbio: todo ano serão trocados de 2 mil a 3 mil megawatts entre os dois países, cujos regimes de chuva são opostos, e ampliada a capacidade da linha de transmissão, hoje com 200 megawatts. O Brasil receberá também o gás liquefeito. Segundo Lobão, o governo Chávez quer a obra, que incluirá ainda a Argentina.

¿ Devemos tomar precauções quanto a mercado consumidor ¿ disse o ministro, confirmando a construção de uma refinaria no Maranhão, cuja produção irá para EUA e Europa em 2015.