Título: Hospitais pequenos e médios se destacam por atendimento eficaz
Autor: Iwasso, Simone
Fonte: Jornal do Brasil, 25/05/2008, Vida&, p. A21

Pouco conhecidas, instituições tradicionais de São Paulo são referência em suas regiões e investem em melhorias

Na área da saúde, além dos grandes e famosos complexos hospitalares, a cidade de São Paulo também tem instituições notáveis e eficientes de pequeno e médio porte - e que começam a adotar projetos de expansão e atendimento diferenciado à comunidade. No entanto, apesar de tradicionais e espalhadas por todas as regiões da cidade, ainda são pouco conhecidas fora de seus bairros de atuação.

Desde sua origem ligado à comunidade nipônica, o Hospital Santa Cruz, na Vila Mariana, é um exemplo desse tipo de instituição. Fundado em 1926 com verbas do governo do Japão e doações dos primeiros imigrantes no Brasil, o local foi pioneiro em uma série de tecnologias e tipos de atendimento, como oferecimento de planos de saúde. Foi berço dos mais importantes cirurgiões do País, como o cardiologista Euryclides de Jesus Zerbini e, após passar por mudanças administrativas, recebeu novos investimentos nos anos 1990.

Hoje tem equipamentos modernos para procedimentos de alta complexidade e médicos que são referência em suas áreas de atuação operam lá. ¿Mantemos intercâmbio com profissionais do Japão, atendemos pacientes que necessitam de atendimento de primeira linha, como executivos e atletas que atuam fora do País, e investimos para nos manter atualizados¿, explica o presidente do hospital, Paulo Yokota. ¿Mas sempre fomos muito discretos, não alardeamos nossas aquisições nem fazemos propaganda dos médicos que atuam aqui, o que é uma característica da comunidade¿, explica.

Com o perfil de um hospital geral de pequeno porte, o Santa Cruz destaca-se pelo número que reserva aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), praticamente um terço deles. Além disso, abriga muitas cirurgias neurológicas, cardíacas e transplantes de medula e rim, por exemplo. No entanto, o grande foco do hospital no momento é investir na medicina preventiva, na detecção precoce das doenças e na personalização dos tratamentos.

Também hospital-geral, o Santa Rita, no Paraíso, é outro centro tradicional de atendimento, referência no bairro em que se situa - a instituição existe há 80 anos. Além dos procedimentos normais, destaca-se atualmente na infra-estrutura oferecida para cirurgias minimamente invasivas, feitas por videolaparoscopia. Foi também um dos primeiros a fazer operações de redução do estômago, para tratamento da obesidade, e hoje é um dos líderes no número de procedimentos do tipo.

No centro da cidade, o Hospital Santa Isabel já era conhecido por ser ligado à Santa Casa - e por ter também parte do mesmo corpo clínico. Há dois anos o local passou por uma reforma de R$ 3,2 milhões, que modernizou toda a infra-estrutura do seu pronto-socorro. Além disso, foram criadas sala de emergência, sala de inalação, de hidratação, consultórios, alas para pacientes que precisam de internação e heliponto próprio. Mensalmente passam pelo local 5.500 pessoas.

Links Patrocinados