Correio Braziliense, n. 22624, 25/02/2025. Brasil, p. 5

Evento celebra 40 anos de democracia
Bianca Lucca


Em 15 de março, o Brasil completa 40 anos ininterruptos de democracia. Para celebrar a data, a Fundação Astrojildo Pereira organizou o seminário Democracia 40 Anos: Conquistas, Dívidas e Desafios. Será no Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves e reunirá nomes do cenário político, jurídico e acadêmico para debater a democracia brasileira.

O ex-presidente José Sarney, que assumiu a Presidência da República devido à doença que levou o presidente Tancredo Neves à morte, será reconhecido pelo papel na consolidação da democracia — que resultou na Constituição de 1988 e na estabilidade econômica a partir do Plano Real.

Ao Correio, Sarney afirmou: “Estamos celebrando, este ano, nossa volta ao regime democrático. Criamos instituições tão fortes que resistiram a dois impeachments e a uma tentativa de mudança de regime, como estamos vendo na apuração que está sendo feita pelo Supremo Tribunal Federal (a denúncia de tentativa de golpe de Estado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e 33 pessoas)”, frisou, na entrevista publicada na edição de domingo.

O evento terá a participação do ex-presidente uruguaio Julio María Sanguinetti; da ex-presidente chilena Michelle Bachelet (por vídeo); de Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana à ditadura de Nicolás Maduro; da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal; e da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral Vera Lúcia Santana Araújo.

Segundo o ex-ministro Cristovam Buarque, inspirador do evento, é essencial discutir as “dívidas” da democracia com a população. Serão debatidos temas como desigualdade de gênero e racial; relação Forças Armadas-democracia; e desafios que as novas tecnologias impõem à liberdade política. Confira a programação no site do Correio.