Título: Angela Amin mantém a liderança em Florianópolis
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/05/2008, País, p. A5

Em Florianópolis, o casal Amin, formado pelo ex-governador Esperidião e pela deputada federal Angela (PP), tenta recuperar um pouco do espaço perdido nos últimos anos. Angela desponta na liderança de todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento, oscilando em torno da faixa de 30% das preferências.

O poder do casal não vêm de hoje. Esperidião Amin é uma espécie de versão catarinense de grandes caciques partidários do Nordeste ou de São Paulo. Já foi prefeito da capital Florianópolis, governador do Estado em duas ocasiões e senador. Mas perdeu as últimas eleições estaduais para um de seus maiores adversários políticos, o atual governador Luiz Henrique (PMDB).

Angela é a face mais jovem do casal. Também já foi prefeita da cidade e, em 2006, foi a deputada federal mais votada por Santa Catarina. Durante meses, a indecisão do casal sobre quem concorreria ao pleito municipal este ano paralisou a política local. Em uma decisão quase que doméstica, sem muita interferência partidária, Angela acabou sendo escolhida para a missão.

O grupo político que, historicamente, sempre fez frente à força da família Amin, a chamada tríplice aliança, formada por PMDB-PSDB-DEM, rachou e deve se apresentar às eleições separadamente, ao menos no primeiro turno. O atual prefeito, Dario Berger, trocou o PSDB pelo PMDB e busca a reeleição. Tem 15% das intenções de voto. Mesmo percentual do outro candidato do bloco, o deputado estadual Cesar Souza Júnior (DEM).

Fora dos principais grupos, aparecem ainda como possíveis candidatos, mas sem muita força nas pesquisas até agora, a vereadora Angela Albino (PCdoB), o ex-vereador Nildomar Freire (PT), o Nildão, e o deputado estadual Afrânio Boppré (PSOL). Nildomar, antes de se transferir para o PT, era do PCdoB, e a possibilidade de uma chapa única entre os dois partidos ainda não está descartada. Nem mesmo um eventual apoio do PT para o PP de Amin. (R.B.)