Correio Braziliense, n. 22628, 03/03/2025. Economia, p. 8
Conta de luz pode aumentar em maio
Fernanda Strickland
A previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses e o aumento da demanda por energia elétrica colocam o Brasil em alerta para um possível acionamento da bandeira tarifária amarela ainda no primeiro semestre de 2025. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira verde será mantida em março, sem custo adicional para os consumidores. No entanto, especialistas apontam que a permanência desse cenário pode provocar a cobrança adicional na conta de luz em maio, com a bandeira amarela.
A seca prolongada e as altas temperaturas elevam o risco de acionamento das usinas termelétricas, que possuem um custo de produção mais alto em comparação com as hidrelétricas – principal fonte de energia do país.
De acordo com Luciano Carstens, engenheiro eletricista e gerente de Sistemas Eletrônicos e Digitais do Lactec, a busca por alternativas sustentáveis se torna cada vez mais urgente. “Consumir de forma consciente e sustentável é imprescindível, tanto para a manutenção do planeta quanto para o orçamento. Isso inclui pensarmos em fontes renováveis e alternativas de energia elétrica, como painéis solares, energia eólica e biogás”, destacou.
Segundo o engenheiro, as bandeiras tarifarias devem permanecer verdes até abril, sem uma cobrança adicional dos consumidores, e amarelas no restante do ano.