Título: Estatal e sócios acham petróleo no Golfo do México
Autor: Leandro, Eloisa
Fonte: Jornal do Brasil, 27/05/2008, Economia, p. A18

A petrolífera italiana Eni comunicou ontem a descoberta de nova reserva no golfo do México, ao perfurar poço de exploração da unidade Stones ¿ no bloco Walker Ridge 508, a 325 quilômetros da costa do Estado da Louisiana.

A Eni detém 15% da unidade Stones, e a Petrobras, outros 25% de participação. Os outros parceiros na unidade de exploração são Shell (35%) e Marathon (25%).

Segundo a empresa, ainda serão definidas as estratégias para analisar o tamanho do novo poço, perfurado a 2.300 metros de profundidade.

A unidade Stones (com 10 blocos) faz parte de uma aquisição feita pela Eni em julho do ano passado.

O novo poço, chamado Stones-3, foi perfurado ao norte do poço Stones-1, e chegou a uma profundidade de 9 mil metros.

A Eni tem atualmente participação em 408 blocos no golfo do México, 70% dos quais ficam em águas profundas.

Alta vai continuar

O preço do petróleo continuará a subir se não houver uma melhora no quadro de desvalorização do dólar frente a outras moedas, disse ontem o presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Chakib Khelil, à rádio nacional da Espanha.

¿ Continuaremos a testemunhar uma alta de preços . Ele ainda afirmou que a disparada do petróleo ¿ que na semana passada chegou a cravar US$ 135,09 na Bolsa Mercantil de Nova York ¿ deve-se à ação de especuladores e a problemas geopolíticos ¿ previu Khelil.