Título: Emprego cada vez mais difícil para estudantes
Autor: Vieira, Pedro
Fonte: Jornal do Brasil, 21/05/2008, País, p. A3
Quem sonha terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho pode começar a se preocupar. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior que entre os adultos com mais de 24 anos.
Segundo o estudo, a falta de experiência influencia na decisão das empresas. Mas o próprio jovem não se sente capacitado para ingressar em um mercado de trabalho mais competitivo. Jorge Luiz de Paiva Filho tem 24 anos e faz faculdade de Cinema. Apesar de não figurar na lista de desempregados, Jorge trabalha de garçom em um restaurante, profissão sem a menor relação com a sétima arte.
¿ Falta experiência e oportunidade para os jovens. Não adianta ser bom, tem que ser o melhor ¿ afirma Jorge. ¿ Quero ser diretor, mas dentro da área de cinema, quase tudo serve.
Falta informação
Para Gustavo Machado, estudante de Jornalismo, não é só a falta de experiência e de oportunidade que aumentam no desemprego da juventude. A pouca informação é ainda outro problema que atinge o jovem brasileiro.
¿ Muitos jovens não têm informação ¿ diz Gustavo, que não se preocupa com as estatísticas do Ipea, já que é estagiário na área de jornalismo. ¿ Nunca pensei muito no desemprego. Quando se está no mercado, a tendência é continuar.
Entretanto, Gustavo pode se surpreender. Uma das razões para a juventude estar sem emprego é o custo das empresas com o corte de pessoal. De acordo com técnicos do Ipea, gasta-se menos para demitir um jovem do que um adulto
Luiz Paulo Vianna, estudante de propaganda e marketing, tem 20 anos e está terminando a faculdade, mas continua desempregado. Porém, diferente de Gustavo, Luiz acha que o jovem é bem informado.
¿ Hoje, com a internet temos vários meios de pesquisa, o jovem não é mal-informado. Acho que falta oportunidade e até experiência. O ensino público é ruim, com certeza isso influência no desemprego.
Ele pode ter razão. De acordo com o estudo só 12,7% dos jovens de 18 a 24 anos cursam o ensino superior, o que chama a atenção para mais de 85% da juventude estarem excluídos do ensino superior.