Correio Braziliense, n. 22636, 12/03/2025. Política, p. 4

Gleisi e líderes da base se reúnem para “afinar a viola”
Mayara Souto
Victor Correia


A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, iniciou ontem, oficialmente, os esforços para pacificar a relação do governo com o Congresso. O primeiro compromisso dela no cargo foi um almoço no gabinete com representantes, na Câmara, das legendas de esquerda, mais próximas ao governo.

Participaram os líderes partidários Mário Heringer (PDT -MG), Pedro Campos (PSB-PE), Renildo Calheiros (PcdoB-PE), Luciano Amaral (PV-AL), Talíria Petrone (PSol-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Marcou presença, ainda, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Segundo Guimarães, a conversa foi para “afinar a viola” com os aliados, já que o governo enfrenta desgaste até mesmo em seu círculo mais próximo.

Nos próximos dias, Gleisi vai procurar também líderes do Centrão — como MDB, PSD, União, PP e Republicanos — e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União -AP), mas ainda não há previsão de data para os encontros.

Apesar de os convidados para o almoço representarem partidos de esquerda que compõem a base do governo, há divergências a serem resolvidas. Por exemplo: o PDT cobra maior participação no governo; o PSol, por sua vez, votou por diversas vezes na direção contrária à do Planalto, causando ruídos na relação com o Palácio do Planalto.

Eduardo Bolsonaro

José Guimarães, aliás, disse que o governo não vai “se meter” na indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. “O governo não se mete na composição de comissões. Isso é tarefa das lideranças partidárias, cabe a cada bancada”, disse o deputado, após a reunião com Gleisi.

A afirmação de Guimarães vem um dia depois de o líder da bancada do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ), defender um acordo entre os parlamentares para barrar a escolha do filho 03 do ex-presidente.