Título: Lula se diz triste com a morte do senador que fazia oposição
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2008, País, p. A4

Brasília

Em nota divulgada ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Jefferson Peres (PDT-AM), que fazia oposição a seu governo, e afirmou que é uma grande perda para o Brasil.

¿ Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Peres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Peres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro ¿ diz Lula.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse, ontem, que nenhum representante do Poder Legislativo lutou tanto pela democracia do país quanto o senador falecido.

Garibaldi lembrou o histórico do pedetista, especialmente no que diz respeito à luta pela recuperação da imagem ética do Poder Legislativo. Segundo o presidente do Senado, Peres era um "senador baixinho, pequenininho, mas que se agigantava na defesa dos seus ideais, na defesa dos valores da democracia".

¿ Lamentamos sua perda, principalmente eu que, na minha modéstia ao assumir a presidência do Senado, tive nele alguém que sempre me estimulou na lua pela recuperação pela credibilidade do Legislativo ¿ salientou.

O PSDB, como os demais políticos brasileirtos, lamentou o ocorrido. "Firme na sua conduta, independente e afirmativo, Jefferson Peres foi capaz de honrar o Congresso Nacional e os seus eleitores, ao mesmo tempo em que contribuiu de forma inequívoca para a consolidação da nossa democracia. Fará falta neste Brasil carente de homens públicos de valor" segundo nota assinada pelo presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

No plenário. o primeiro secretário do Senado, Efraim Morais (DEM), disse que a morte de Jefferson Péres é uma notícia triste para todo o País.

¿ Perdemos um senador que foi dedicado ao Legislativo e que em 2011 concluiria o seu segundo mandato como senador. Era um símbolo desta Casa, um símbolo de ética ¿ afirmou Efraim.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), também não escondia seu abatimento.

¿ O Brasil perde uma grande referência política e ética, um homem que pautou sua vida pela correção e seriedade ¿ salientou. ¿ Era um bom amigo, um irmão, uma pessoa a quem eu muito estimava. O governo do Amazonas decretou luto de três dias em homenagem ao senador.