Título: Péres será lembrado como referência ética
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2008, País, p. A4
Senador pelo Amazonas morre em casa aos 76 anos
Brasília
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) morreu, ontem, por volta das 7h da manhã, de infarto fulminante, segundo a sua assessoria, em sua residência, em Manaus. Sua morte, conforme declarou o presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha, "deixa todos tristes e enlutados".
O corpo de Jefferson Péres foi velado durante toda a tarde de ontem no Palácio Rio Negro, em Manaus. De acordo com informações fornecidas pelo gabinete do senador, o enterro é hoje.
Logo que chegou ao Senado, para abrir a sessão plenária de ontem, o presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que o senador Jefferson Péres era um dos sustentáculos da coluna vertebral do Senado. E que Péres será sempre lembrado por sua atuação como um combatente em defesa da democracia e da Amazônia.
Referência ética
Identificado como "uma referência ética" dentro do Legislativo, Péres exercia seu segundo mandato no Senado, onde chegou em 1995, depois de cumprir mandato de vereador em Manaus de 1988 a 96.
José Jefferson Carpinteiro Péres tinha completado 76 anos no último 19 de março. Na quarta-feira, fez seu último pronunciamento em Plenário, quando afirmou que o debate sobre a internacionalização da Amazônica devia ser enfrentado com bom humor e que os brasileiros não deviam reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema .
Na véspera, na ausência do senador José Maranhão (PDMB-PB), Jefferson Péres havia sido designado relator ad hoc da proposta de emenda à Constituição que visa acabar com o nepotismo nos Três Poderes, aprovada, em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Em sua atuação no Senado, destaca-se, entre outras atividades, o fato de ter sido relator, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, do processo que levou à cassação do ex-senador Luiz Estevão, do PMDB do Distrito Federal, e a atuação como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal. O primeiro suplente do senador é Jefferson Praia, também do PDT.