Rádio Senado
15/04/2025
Tempo: 01”48
Você sabia que os documentos sobre a nova capital federal podem ser visitados e alguns deles até mesmo consultados pela internet?
Conheça mais sobre a história da mudança da capital do brasil em 1960 pelo serviço de arquivo do senado. Repórter Janaína Araújo.
Brasília vai completar 65 anos na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, com os documentos que previram e consolidaram sua existência devidamente preservados e disponíveis no Arquivo do Senado. Pesquisadores ou simplesmente pessoas interessadas nos arquivos sobre a transferência da capital do país do Rio de Janeiro para o Planalto Central podem fazer uma visita ao Senado para conhecer os documentos, segundo explica Suelen Dal Osto, do Serviço de Gestão de Arquivo.
Suelen Dal Osto - Só nos enviar um e-mail pra arquivo@senado.leg.br, solicitar uma visita ou uma demanda de pesquisa.
Suelen adianta alguns documentos sobre a mudança da capital que podem ser conhecidos pelo público.
Suelen Dal Osto - Uma proposição de 1892 autoriza o governo a abrir um crédito pra despesas da continuação dos estudos da Missão Cruls. E também, já logo em seguida, em 1905, dispõe em doze artigos a mudança da capital federal para o lugar já denominado de Planalto Central, tendo por base o estudo da Missão Cruls.
Parte do acervo sobre a história de Brasília pode até mesmo ser visualizada na internet, conforme indica Suellen Dal Osto.
Suelen Dal Osto - Está digitalizado na plataforma do Arquivo Digital do Senado Federal. Se você buscar “transferência para Brasília”, você vai ter uma resposta.Tá fácil o acesso!
Para consulta presencial também está disponível projeto de 1957 que fixa a data da mudança da capital federal para 21 de abril, em referência a Tiradentes, o mais importante líder da Inconfidência Mineira, uma homenagem ao então presidente mineiro Juscelino Kubitchek. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.