Título: Lula, Bachelet e Morales estão otimistas
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2008, País, p. A7

Brasília

Apesar dos percalços no caminho da recém-instalada Unasul, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Michelle Bachelet, do Chile, e Evo Morales, da Bolívia, esbanjaram otimismo em seus discursos na solenidade de constituição do órgão que pretende se firmar como mediador de conflitos e instância de coordenação política, econômica e social da região. Para Lula, o bloco formado por 12 países da América do Sul e Caribe realiza "um sonho maior do que o de Simón Bolívar".

¿ Uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro de poder no mundo ¿ comemorou o presidente brasileiro. ¿ Estamos deixando para trás uma longa história de indiferença e isolamento recíproco. Nossa América do Sul não será mais um mero conceito geográfico. A partir de hoje, é uma realidade política, econômica e social com institucionalidade própria.

PIB de US$ 2,5 tri

O bloco resultante do tratado que instituiu a Unasul reúne 360 milhões de pessoas e um PIB estimado em US 2,5 trilhões. De acordo com Lula, uma das preocupações dessa "nova força" do cenário geopolítico mundial será encontrar meios de ajudar no combate à crise dos alimentos.

¿ Temos consciência das nossas responsabilidades globais, mas não abrimos mãos de exercê-las de forma totalmente soberana. Não nos deixamos iludir tampouco pelos argumentos daqueles que, por interesses protecionistas ou motivações geopolíticas, se sentem incomodados com o crescimento de nossa indústria e agricultura.

Medida provisória

O tratado assinado ontem dá personalidade jurídica ao bloco como uma organização internacional. Isso faz com que a Unasul possa, de fato, ser uma instância de decisão de medidas conjuntas entre os países da região. Se implantado, o conselho de defesa do organismo poderá definir políticas de defesa integradas entre os países do bloco. Ou a colaboração entre empresas estatais dos vários signatários em empreendimentos transnacionais, por exemplo.

Contudo, a Unasul nasce sem o respaldo dos parlamentos dos países integrantes. O documento assinado ontem contém um artigo ¿ introduzido pelo Itamaraty ¿ permitindo que a secretaria-geral do novo órgão funcione em caráter temporário até que o Poder Legislativo de ao menos nove dos signatários do tratado aprove de fato a criação do bloco, em um mecanismo semelhante ao das medidas provisórias, no processo legislativo brasileiro. Por conta disso, a presidente chilena Michelle Bachelet é "presidente temporária" da Unasul. Tal artigo teria sido uma das razões apontadas para o ex-presidente do Equador Rodrigo Borja renunciar ao cargo de secretário-geral do órgão.