Título: Mantega confirma Fundo Soberano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2008, Economia, p. A17
Ministro da Fazenda e secretário de Comunicação da Presidência desmentem recuo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seu colega da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, negaram ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha pedido a suspensão ou o adiamento da criação do fundo soberano.
Segundo o ministro da Fazenda, a concepção econômica está clara e definida, faltando apenas alguns aspectos jurídicos para que o projeto seja encaminhado à Casa Civil na semana que vem.
Mantega negou informação publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de que o presidente Lula, em conversa com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, teria revelado que pretendia rever o formato da proposta de criação do fundo soberano brasileiro.
Segundo o ministro, o fundo será um instrumento econômico importante que vai acumular recursos a serem utilizados em outros anos, com papel de linha auxiliar das reservas internacionais. Seus recursos poderiam também financiar operações externas por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
¿ É um fundo versátil ¿ afirmou Mantega.
O ministro ressaltou que não existe paralelo desse modelo de fundo com o de outros países, e que o mecanismo não vai usar as reservas. ¿ O país tem um fluxo financeiro de moeda externa elevado, portanto estamos plenamente habilitados a ter esse fundo soberano. Ele não vai usar as reservas existentes e elas continuarão sendo administradas pelo Banco Central ¿ disse.
O plano da criação do fundo ganhou espaço quando autoridades brasileiras discutiam meios de conter a alta do real ante o dólar. Mantega reiterou que, com ele, o governo aumentará sua presença no mercado de câmbio:
¿ O fundo nos ajuda a ter uma atuação cambial importante porque esse superávit primário adicional poderá ser utilizado para aquisição de dólares.
Na mesma linha do pronunciamento de Guido Mantega, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, disse que a criação do Fundo Soberano do Brasil não está congelada.
¿ O projeto será enviado (ao Congresso) proximamente ¿ garantiu, ressalvando não saber se terá a forma de medida provisória ou de projeto de lei.
Leve alta do dólar
Num dia espremido entre o feriado de Corpus Christi e o fim-de semana, o mercado passou a manhã de ontem com o dólar em baixa frente ao real, mas o movimento foi revertido à tarde. A moeda americana subiu 0,12%, a R$ 1,661. Apesar da alta nesta sessão, no mês a divisa ainda acumula desvalorização de 0,12%.