Título: Minc defende parceria com prefeitura
Autor: Sáles, Felipe
Fonte: Jornal do Brasil, 26/05/2008, Cidade, p. A13

Se proposta de Cesar Maia for aceita, Ibama não fará mais a gestão do Corcovado

Felipe Sáles

O novo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, não descarta a proposta do prefeito Cesar Maia de transferir a gestão do Corcovado para o município, atualmente sob a responsabilidade do Ibama. A prefeitura planeja criar um sistema de integração de linhas de ônibus com o Metrô Rio, que já demonstrou interesse pelo projeto. Ontem, o Jornal do Brasil mostrou que, apesar do novo sistema implantado pelo Ibama, em 27 de março, o acesso ao Cristo Redentor continua sofrendo com o assédio de motoristas de vans que se adaptaram ao sistema e criaram até um ticket paralelo de R$ 36, com o ingresso oficial de R$ 13 embutido.

¿ Confesso que ainda não pensei sobre o assunto e não tenho uma posição formada, mas vamos analisar e discutir o caso. Em princípio, uma gestão em parceria parece ser a mais ajustada ¿ comentou Minc. ¿ Vamos restaurar a co-gestão solidária. Sou um homem de diálogo e acho ótima a integração entre o Ibama e o município.

Sexta-feira, em seu ex-blog, o prefeito Cesar Maia sugeriu que o "novo ministro poderia devolver a Floresta da Tijuca à prefeitura, que tem um efetivo muito maior e mais diversificado para atuar". Com isso, argumenta o prefeito, "o Ibama passaria a cumprir função fiscalizadora de maior eficácia, e liberaria seu pessoal para tais funções".

¿ A Floresta da Tijuca sempre pertenceu ao Distrito Federal (da República à mudança da capital) e continuou com a Guanabara ¿ escreveu Maia. ¿ Na fusão do Estado do Rio, foi transferida para o governo federal sob a supervisão do Ibama.

Vá de metrô ao Cristo Redentor

O subsecretário municipal de turismo, Paulo Bastos, já até criou o slogan: vá de metrô ao Cristo Redentor. Segundo ele, a melhor solução para o acesso ao Corcovado é a criação de uma linha de micro-ônibus integrada ao Metrô Rio, ligando o Largo do Machado ao monumento.

¿ Garantiria acesso fácil e barato não só para turistas mas principalmente para os cariocas ¿ disse Bastos, por e-mail. A linha foi estudada e é viável.

Segundo o subsecretário, a linha criada pelo Ibama ¿ ligando as Paineiras ao alto do Corcovado, um percurso de cerca de dois quilômetros ¿ ao não ser servida por transporte coletivo, "é um grande equívoco, pois cria a necessidade de um transbordo em um local inadequado. Não há local suficiente para estacionamento, não há pátio para operação dos ônibus de turismo, não há área coberta, não há como evitar o assédio de comércio ambulante, falsos guias e todo tipo de aproveitadores".

¿ Por estas mesmas razões, não faz sentido operar a linha de transporte público até as Paineiras (integrada ao metrô) para ali realizar o transbordo para as tais vans ¿ argumenta. ¿ Perde-se a vantagem da integração, o custo encarece e permanece o ponto de transbordo com o assédio aos turistas. A única vantagem é que dá uma receita ao Ibama e permite que eles brinquem de poder concedente de transporte público, assunto no qual não têm experiência nem atribuição legal.

O superintendente do Ibama no Rio, Rogério Rocco, foi procurado pela reportagem, mas não retornou às ligações.