Título: Escândalo deixa PMDB apreensivo
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 30/05/2008, Cidade, p. A12

Em Brasília, parlamentares avaliam possíveis prejuízos nas eleições municipais de outubro

Karla Correia

Brasília

De olhos nas campanhas eleitorais nos municípios, que esquentarão no segundo semestre, os parlamentares peemedebistas no Congresso viram com apreensão a prisão do deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio Álvaro Lins (PMDB) e os efeitos da detenção em flagrante sobre a imagem da legenda. Na avaliação do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a suspeita que pesa sobre o deputado estadual e principalmente sobre o ex-governador do Estado Anthony Garotinho, também do PMDB, mancha "profundamente" a imagem do partido.

¿ A legenda já está com a imagem desgastada por eventos anteriores, e a prisão do Álvaro Lins só vem piorar esse quadro ¿ lamenta Vasconcelos. ¿ O PMDB como um todo corre o risco crescente de ver esse tipo de escândalo começar a ter reflexo nas urnas.

A possibilidade de afastamento do deputado pelo PMDB é mínima, observa o senador, por conta do possível envolvimento de lideranças de peso do partido no esquema que usava delegacias para facilitar ações de contrabando, exploração de caça-níqueis e lavagem de dinheiro.

Para o deputado federal Fernando Lopes (PMDB-RJ), contudo, o envolvimento de membros do partido no esquema desbaratado ontem pela Polícia Federal na Operação Segurança Pública não deve ter maiores impactos no desempenho do PMDB nas urnas, nas eleições municipais deste ano.

¿ A população tende a avaliar esse tipo de evento de forma individualizada, não acredito que o fato, mesmo lamentável, vá carimbar a imagem do partido. Nós temos uma história maior do que isso ¿ aposta o deputado.

Cauteloso, o também deputado federal Rocha Loures (PMDB-PR) enfatiza a necessidade de se acompanhar as investigações antes de se abrir, dentro do partido, um eventual processo de afastamento do deputado Álvaro Lins:

¿ O PMDB está com a lei.