Título: ''Faltam profissionais licenciados''
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 21/02/2005, Brasília, p. D3

Entrevista: Maristela Neves

Embora reconheça que faltam inúmeros professores para lecionar no ensino médio, a secretária de educação, Maristela Neves, diz que a situação não é tão alarmante, mas pais e alunos não param de reclamar. Maristela continua afirmando que a culpa do que está acontecendo é do impedimento de contratar professores temporários. - Qual a dimensão do problema da falta de professores de ciências e matemática para o ensino médio no DF?

- Pode-se dizer que o Distrito Federal ainda é uma unidade privilegiada da Federação. Não são tantas carências como em alguns locais, embora aqui tenhamos algumas. As disciplinas de artes, ciências da natureza, línguas e matemática são as que não suprimos as demandas. Essas dificuldades são porque não temos mais profissionais licenciados, pois poucos são formados aqui.

- O que a secretaria está fazendo para solucionar?

- Aqui temos muitos bacharelados e os contratamos provisoriamente enquanto não temos concursados. Fazemos isso porque a lei só permite que se contrate por concurso os licenciados.

- Quais são os locais do DF em que faltam mais professores?

- Brazlândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria e São Sebastião.

- Segundo dados da secretaria, o número de vagas definitivas é maior que o de provisórias, por que a secretaria não convoca aprovados do último concurso?

- Esse levantamento não levou em consideração as pessoas que estão fora de regência. Elas estão aí na lista de vagas definitivas, mas não são carências definitivas efetivas. Se contratarmos para essas vagas, essas pessoas saírem de suas atuais funções e tiverem que voltar para sala de aula, vamos ficar com professores em excesso. Então, só depois de feito esses ajustes é que poderemos chamar concursados.

- Por que faltam tantos professores de línguas no DF, fato que não acontece na maioria dos estados?

- Porque no DF tem uma demanda maior para línguas. Porque aqui temos as embaixadas, o Itamarati, organismos internacionais e, com isso, muitos profissionais da área são absorvidos.

- A secretaria tem interesse em aporte financeiro emergencial da União para resolver o problema de falta de professores de ciência e matemática? Como usaria esse recurso?

- Claro que temos, mas antes precisamos dimensionar o tamanho de nossas necessidade. Depois disso é que poderemos definir que tipo de programa será útil em Brasília e de que forma vamos atuar.