Título: A hora de premiar os legítimos
Autor: Marcela Canavarro
Fonte: Jornal do Brasil, 21/02/2005, Internet, p. A20

Para enfrentar pirataria, Microsoft oferece vantagens para quem tem Windows original

Preocupada com a pirataria de software, a Microsoft anunciou um programa mundial para estimular o uso de versões originais do Windows 2000 e do Windows XP por usuários domésticos e pequenas empresas. Lançado em setembro apenas em cinco países, o projeto-piloto será agora estendido a nações de 20 línguas, inclusive o Brasil. A empresa, que trabalha com a polícia e organizações de software proprietário para combater a pirataria, realiza um movimento inédito. Em vez de acuar os detentores de programas ilegais, premia os que compram as versões originais.

A validação do sistema operacional é feita na homepage da Microsoft e só precisa ser realizada uma vez.

O programa começou na última quarta-feira. Sua versão final entra em ação no segundo semestre, quando a validação passará a ser obrigatória para baixar atualizações do Windows e softwares do Centro de Downloads. Os updates críticos de segurança continuarão disponíveis sem restrições.

Durante o teste, a validação será optativa, mas apenas quem a realizar terá ofertas de incentivo à adesão ao programa. Elas incluem descontos em produtos da empresa e de parceiros locais. No Brasil, país com maior número de vantagens, serão disponibilizadas 16 ofertas, três da iniciativa global e 13 exclusivas.

A Microsoft oferecerá descontos em games, como o Age of mythology gold, e aplicativos, como o Works 8.0 e acesso gratuito ao Photo Story 3, além de outras vantagens. Para as pequenas empresas, o Office 2003 tem 5% de desconto e a compra do Small Business Server 2003 oferece uma multifuncional como bônus. IG, Computer Associates, Symantec e Locaweb completam o pacote de vantagens.

O presidente da Microsoft Brasil, Emílio Umeoka, disse que o lançamento nacional completa o grupo de países em desenvolvimento com mercados prioritários para a empresa - Brasil, Rússia e China, países onde o programa foi lançado em setembro. A China tem o índice de pirataria de software mais elevado do mundo.

O vice-presidente sênior de Pequenas e Médias Empresas e Parceiros da Microsoft, Orlando Ayala, afirmou que a Microsoft quer dar vantagens particulares aos clientes que comprarem um Windows pirata sem conhecimento, mas não definiu quais seriam.

- Queremos garantir que o canal de distribuição é limpo e dar segurança aos distribuidores de software legal - enfatizou.

Resta saber se as vantagens oferecidas atrairão os usuários, especialmente os domésticos, grupo no qual o Windows pirata é largamente difundido. Entre optar por um programa desatualizado ou pagar pelo menos R$ 1.399 por um original, o usuário pode ser atraído por uma saída alternativa e render-se às plataformas livres, como o Linux, o que tornaria o projeto da Microsoft um tiro no próprio pé.

- Optar por outros softwares faz parte do jogo do mercado, mas acreditamos que temos os melhores produtos para nossos usuários. É uma questão de concorrência - afirma Dinis Couto, gerente-geral da divisão Windows Client no Brasil.

www.microsoft/brasil/original