Título: Convite para ministra depor foi aprovado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/06/2008, País, p. A6

A oposição já tem o meio necessário para trazer a chefe da Casa Civil para novo depoimento no Senado. A Comissão de Infra-Estrutura aprovou requerimento para que ela compareça, no próximo dia 19, para um debate sobre o impacto ambiental que será provocado pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O depoimento já deveria ter acontecido. Contudo, foi adiado por causa da troca de comando no Ministério do Meio Ambiente. A ex-ministra Marina Silva tinha sido convidada, aceitou, mas deixou o governo. Seu substituto, Carlos Minc, será procurado para participar da reunião.

A volta da ministra ao Senado faz parte da estratégia planejada pela oposição para criar uma CPI para apurar se houve irregularidades na transação envolvento a Varig, sua subsidiária VarigLog e a Gol. Dilma iria a pretexto de tratar de um assunto específico. Mas, como da vez anterior, não terá como deixar de responder à oposição.

Hoje, inclusive, atormentar o governo com nova CPI é uma idéia quase fixa na oposição. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) diz que se as explicações não forem convincentes .

¿ É um escândalo que supostamente chega à prática de suborno, à configuração de empresas fantasmas, à troca de um procurador-geral da Fazenda Nacional e à utilização de um compadre do presidente da República, que é advogado. Isso tudo tem que ser esclarecido ¿ disse o senador.

O requerimento para o depoimento da ministra é de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ele argumenta que a sia presença é importante porque a construção da usina faz parte do PAC, mas que ainda enfrenta a resistência de ambientalistas e indigenístas.

Lembrou que, no dia 20 de maio, o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende foi agredido por índios caiapós ao final de uma palestra, no encontro Xingu Vivo para Sempre, em Altamira (PA). Na palestra o engenheiro defendeu a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

¿ É importante que a "mãe do PAC" nós explique o que esta acontecendo na região ¿ disse.