Título: Guerrilha capturou brasileiro
Autor: Solange Bagdadi
Fonte: Jornal do Brasil, 23/01/2005, Internacional, p. A8

Grupos ligados a al-Zarqawi divulgam vídeo com documento de engenheiro da Odebrecht, seqüestrado quarta-feira

Os grupos extremistas iraquianos Brigadas de Al Mujahideen e Ansar al-Sunna, ligados ao terrorista jordaniano Abu Musad al-Zarqawi, anunciaram ontem em um vídeo o seqüestro do engenheiro brasileiro João José Vasconcelos Jr., da construtora Norberto Odebrecht, desaparecido quarta-feira na cidade de Beiji, ao Norte de Bagdá. Até então a identidade da vítima vinha sendo mantida sob sigilo pela empresa.

Os rebeldes mostraram através de um vídeo divulgado pela rede de televisão árabe Al Jazira, a carteira de motorista de Vasconcelos, de 55 anos. Junto com os documentos, cédulas de dólar, real e dinar jordaniano foram exibidas. Na gravação não ficou claro, no entanto, se o engenheiro ainda está vivo.

Segundo a fita, Vasconcelos foi capturado em um ataque conjunto lançado pelos grupos terroristas, que têm vínculos com à rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.

O Jornal do Brasil conversou por telefone com um amigo de Vasconcelos, em Miami, que já trabalhou com ele e preferiu não se identificar. Segundo ele, o brasileiro trabalhava no Iraque há pouco mais de um ano e sairia de férias para encontrar com a mulher e dois filhos em Miami na quinta-feira. De acordo com a fonte, não é a primeira vez que Vasconcelos trabalha no Iraque. Na época da guerra entre Irã e Iraque, o brasileiro esteve envolvido na construção de uma estrada de ferro, pela Construtora Mendes Júnior.

- A Odebrecht tem um dos melhores esquemas de segurança do mundo. O que deve ter acontecido é que alguém que pertence a esses grupos extremistas deve ter percebido que Vasconcelos era o gerente da obra, que fica em Beiji, e armou essa emboscada criminosa a fim de tentar pedir dinheiro para comprar armamentos.

O grupo afirma no vídeo que no momento do ataque ao veículo, além do engenheiro da Odebrecht, havia um inglês e outro brasileiro, que teriam sido assassinados. Até a divulgação da fita, a informação era de que tinham sido assassinados um inglês e um iraquiano durante a operação.

As imagens mostraram cinco homens mascarados, um dos quais lendo um comunicado, mas seus comentários estavam inaudíveis. O refém não aparece em nenhum momento na filmagem.

No vídeo, a organização não fez qualquer ameaça ou exigência para sua libertação. O grupo é o mesmo que seqüestrou jornalistas franceses em abril de 2004.

Em nota divulgada ontem, a Odebrecht afirmou que não foi contactada pelo grupo terrorista e confirmou que o brasileiro em poder dos seqüestradores é o engenheiro João José Vasconcelos.

O Itamaraty, por sua vez, disse que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reuniu-se com a equipe em seu gabinete e manteve contato e reuniões com outras agências do governo. Ele determinou igualmente que as embaixadas e representações brasileiras na região fossem mobilizadas, a fim de analisar todas as informações relevantes para o caso. De acordo com a nota oficial, o Itamaraty mantém estreito contato com a empresa Norberto Odebrecht, com vistas à libertação do cidadão brasileiro.

O ministro Celso Amorim destacou que há dificuldades em confirmar as informações, porque estão sendo divulgadas por terroristas.

Também ontem, oito chineses seqüestrados no país foram libertados. O momento foi registrado por um vídeo difundido pelo canal Al-Arabiya, que mostra o grupo, com os passaportes na mão, apertando a mão de um homem encapuzado. No mesmo dia, um comunicado na internet divulgou que o grupo Ansar al-Sunna matou 15 membros das forças de segurança iraquiana, raptados na semana passada.