Título: Oposição ataca Lula por não assumir a CSS
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 16/06/2008, País, p. A4

E todos duvidam de que o presidente desista do poder

Luciana Abade

Brasília

A entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com exclusividade ao Jornal do Brasil, publicada neste domingo, causou reações inflamadas na oposição. Líderes da oposição e presidentes dos partidos ouvidos pelo JB duvidam de que Lula desista do poder depois de 2010, como revelou. Enquanto o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), disse que ele deveria "falar menos e fazer mais", o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), classificou o discurso de "sucessão de insinceridades". A atitude do presidente em não assumir o interesse na aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), a nova CPMF, foi muito criticada.

¿ O presidente pensa que o Brasil é feito de idiotas ¿ atacou Roberto Freire, presidente do PPS.

O líder José Aníbal endossou:

¿ A CSS foi engendrada pelo Palácio do Planalto ¿ acusou o tucano. ¿ Ele não quer votar a Emenda 29, mas não tem coragem de vetar porque é impopular. Aí, tenta aprovar a CSS e submete a Câmara a esse vexame.

Freire e Aníbal classificaram Lula como "uma metamorfose ambulante" e, por isso, não acreditam que cumprirá a promessa de não voltar à vida pública. Na opinião do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente precisa reafirmar constantemente que não pretende voltar porque o debate sobre terceiro mandato desestabiliza seu governo.

Para Agripino, quando Lula falou ao JB que a ministra Dilma Rousseff era atacada, ele estava referindo-se à oposição, mas, na verdade, "quem acusa Dilma são os fatos" .

O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) também foi duramente criticado pelos oposicionistas. Para o presidente do PPS, quando ficar evidente "que o PAC não é nada", a ministra será chamada de madrasta. Para Aníbal, o presidente, mais uma vez, usou o PAC para fazer propaganda.

Em coro, os deputados Aníbal e Rodrigo Maia, presidente do DEM, afirmaram que o Brasil tem sido salvo por uma situação internacional favorável.

¿ Não é um apelo do presidente que vai abaixar a inflação ¿ disse Aníbal ¿ Ela (a inflação) é resultado da incapacidade da gestão, que desperdiça muito e deveria reduzir os gastos públicos.

Freire foi ainda mais enfático:

¿ Lula adora comparar seu governo com o de Fernando Henrique. Ele (Lula) que tome cuidado, porque vai ter de chamar FH para ensiná-lo a conter a inflação.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, rebateu as críticas feitas ao partido por Lula:

¿ Se o PT tivesse tido a metade da responsabilidade que o PSDB tem hoje como oposição, o Brasil estaria 10 anos à frente e não correria o risco da volta da inflação.

Para Rodrigo Maia, a posição do presidente Lula sobre os royalties do petróleo mostrou claramente que, muito em breve, haverá um embate entre o governo federal e o Rio de Janeiro. Roberto Freire, no entanto, acredita que a intenção de Lula em usar o dinheiro do petróleo para a Educação foi a única parte "aproveitável" e mais lógica do discurso do presidente Lula.

A entrevista será publicada hoje na Gazeta Mercantil.