Título: Lula critica interferência externa sobre a Amazônia
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 06/06/2008, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje aqueles que ficam se intrometendo na política brasileira sobre preservação da Amazônia. Lula comparou a Amazônia com água benta ao dizer que todos querem "meter o dedo" lá.

¿ É impressionante a quantidade de gente (que se intromete no assunto) ¿ disse. De vez em quando eu fico pensando que a Amazônia é igual a vidro de água benta que tem na igreja: todo mundo acha que pode meter o dedo. Basta ser católico e colocar o dedo para se benzer, disse o presidente Lula.

Lula afirmou que a Amazônia não é só católica.

¿ A Amazônia, além de católica, também evangélica ¿ afirmou, provocando risos na platéia. Então tem mais gente querendo colocar o dedo ali.

Estrangeiros

O presidente voltou a criticar os palpites que a comunidade internacional dá sobre a preservação da Amazônia.

¿ É muita gente querendo dar palpite ¿ comentou. Nós não podemos permitir que as pessoas tentem ditar as regras sobre o que tem de fazer na Amazônia. Palpite é o que não falta. O território é nosso. Mas os benefícios que estamos fazendo lá queremos compartilhar com humanidade pois queremos que todos respirem o ar verde produzido por nossas florestas.

Ao lado do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, Lula participou, ontem, no Palácio do Planalto, da cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. (Folhapress)