Título: Preço do petróleo encarece produção agrícola
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/06/2008, Economia, p. A17
Agência Brasil
A diretora do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, Josette Sheeran, afirmou na FAO que agricultores que vivem em países mais pobres estão plantando apenas um terço do que cultivavam há um ano, e o preço do petróleo é um dos principais responsáveis pela diminuição.
¿ Em junho comecei a listar os fatores que contribuem para o alto preço dos alimentos, e o número um é o preço do petróleo ¿ ressaltou Josette Sheeran . ¿ Fazendeiros do mundo todo têm pedido um combustível mais acessível.
Josette Sheeran lembrou que o custo do petróleo se reflete no preço de fretes, fertilizantes, sementes e demais equipamentos agrícolas.
Sheeran explicou que a crise alimentar e o acesso das populações mais pobres à comida serão os principais assuntos da reunião do G 8, marcada para julho.
¿ Havia um tempo em que não sabíamos como produzir comida no mundo, hoje sabemos. É inadmissível, saber como resolver o problema e não resolvê-lo ¿ completou.
A idéia também é incentivar a produção agrícola local para forçar a distribuição mais rápida dos alimentos.
¿ Preferimos lidar com 100 mil agricultores pequenos do que com um distribuidor grande ¿ disse.
A questão da segurança no transporte de alimentos em países que sofrem com guerras civis e violência também será tema da reunião do G 8, segundo Sheeran.
¿ Em Darfur (região Oeste do Sudão), por exemplo, perdemos oito motoristas desde setembro tentando distribuir comida. Precisamos que o mundo fique firme e diga que ajuda humanitária com comida precisa ter passe seguro. Precisamos de segurança para distribuí-la e vamos pedir isso ao G 8 ¿ comentou.