Título: Gabeira, pré-candidato há três meses
Autor: Vieira, Pedro
Fonte: Jornal do Brasil, 22/06/2008, País, p. A2

Outros dois nomes podem ser confirmados como candidatos à prefeitura do Rio hoje. Os petistas se juntam na quadra da escola de samba Unidos da Tijuca, no clube dos portuários, a partir das 9h, no Centro do Rio de Janeiro. A convenção tem o propósito de confirmar a resistente candidatura do deputado estadual Alessandro Molon. Na Zona Oeste, a coligação Frente Carioca, que reúne os partidos PV, PPS e PSDB, ratifica a candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), no Cassino Bangu, também às 9h.

Ontem, numa pré-convenção do PV, Gabeira foi confirmado como candidato do partido. Hoje, será ratificado pelo bloco PV-PPS-PSDB em evento na Zona Oeste. Gabeira, praticamente um candidato com a cara da Zona Sul, foi um dos deputados federais mais votados do Rio, mas tem pouca votação na região de Bangu, daí a estratégia de levar o deputado para o bairro, onde o prefeito Cesar Maia (DEM) angaria votos para Solange Amaral.

O Partido dos Trabalhadores vive momento diferente. Ultimamente, turbulentos acontecimentos tentaram derrubar a candidatura própria do PT. Mas nem a sugestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para que Molon largasse sua candidatura e apoiasse a candidata Jandira Feghali (PCdoB), adiantou.

O objetivo do presidente era formar uma bloco PSB-PCdoB-PT em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, Alessandro Molon apoiaria Jandira em troca do apoio do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) à Marta Suplicy (PT), em São Paulo.

O deputado não aceitou a proposta e seguiu resistente com a sua solitária pré-candidatura, apoiado pelo diretório nacional do PT. Só falta, agora, decolar vôo nas pesquisas de intenção de voto: o petista aparece com menos de 5%. (P.V)