Título: Lula e o ''companheiro do PP''
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 22/02/2005, País, p. A2

O presidente Luis Inácio Lula da Silva procurou demonstrar ontem despreocupação ao se referir ao novo cenário desenhado com a eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara, tratada como crise nas reuniões da coordenação política do governo. Em seu programa de rádio Café com o Presidente, Lula se referiu ao ocupante do mais alto posto da Casa como ''um companheiro do PP'' e afirmou que trabalhará com Severino da mesma forma como trabalhou durante o mandato do deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

- Os projetos que enviaremos à Câmara serão projetos de interesse do Brasil, não de interesse pessoal do presidente da República.

Lula afirmou que a eleição de Severino foi vendida como se o ''mundo tivesse acabado'':

- O que aconteceu na Câmara? Aconteceu um movimento que resultou na eleição de um companheiro do PP. Não vejo nenhum problema de trabalhar com o Severino.

Embora Lula tenha minimizado a perda do governo, o Planalto foi o principal derrotado ao não conseguir emplacar Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Ao ir além no comentário, Lula cometeu um ato falho. Disse que trabalhará com Severino, como ''trabalharemos com outros no futuro''. Como Severino foi eleito para um mandato de dois anos. Lula só precisará trabalhar ''com outros'' se for reeleito.