Título: São João adianta o recesso
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/06/2008, País, p. A5

Legislativo vai evitar sessões deliberativas para fazer apenas debates.

Brasília

A realização de convenções partidárias e festas juninas do Nordeste deixará o Congresso vaio esta semana, quando o Legislativo deve fazer apenas discussões e debates ¿ período chamado de recesso branco. Dia 17 de julho começa o recesso oficial do Congresso.

Os deputados apelaram ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para evitar sessões deliberativas (com votações) na Casa. Mas o petista disse que vai insistir com a pauta e exigir a presença dos parlamentares no plenário.

¿ Caberá a cada parlamentar fazer a sua escolha. Vou alertá-los informando que vai haver pauta. Haverá agenda normalmente ¿ disse Chinaglia. ¿ Respeitamos as tradições, mas temos de trabalhar.

Mas os deputados da região Nordeste afirmam que vão manter os apelos para os próximos dias. O deputado Felipe Maia (DEM-RN) disse que precisa estar no Estado na próxima semana porque pelo menos 20 deputados dependem dele nas convenções partidárias e fora isso é necessário comparecer às festas juninas que são organizadas por seus correligionários.

Já o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decidiu, em acordo com os líderes partidários, que a semana será de recesso branco na Casa. A pedido dos senadores, ele não vai realizar sessões deliberativas (com votações) nem promover debates acalorados. (Folhapress)