Título: Lula analisa violência
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/02/2005, País, p. A7

O assassinato da missionária Dorothy Stang e as ações do governo para conter a violência no Pará foram dois dos assuntos mais explorados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa de rádio Café com o Presidente. Lula reiterou a análise de que a escalada da violência no Pará se deve à ação do governo federal na regularização fundiária e na preservação ambiental da região, e afirmou que o governo vai manter os programas já implementados.

A situação de conflito acabou por acelerar o envio ao Congresso do projeto de lei que regulamenta a exploração de áreas florestais, publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União, juntamente com uma medida provisória que cria a figura jurídica da intervenção federal em áreas ameaçadas de desmatamento, com o objetivo de evitar a intensificação do corte de árvores, enquanto o projeto de lei não for aprovado, segundo explicou Lula.

- Esse projeto é uma revolução na proteção da Amazônia. Atingimos a maioridade na política ambiental, nós atingimos a maioridade no controle da Amazônia e de nossas florestas - afirmou o presidente.

Lula ainda enfatizou o esforço dos governos federal e do Pará na investigação do assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

- Não descansaremos enquanto não prendermos os assassinos (...) e os mandantes para que a gente mostre, claramente, que no nosso governo não tem impunidade - disse Lula.