Título: Pistoleiro confessa ter matado freira
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/02/2005, País, p. A7

Rayfran Sales assume autoria dos disparos e tenta incriminar aliado de Dorothy como mandante. Investigação corre sob sigilo

AFP A Polícia e o Exército montaram um forte esquema de segurança para levar Rayfran Sales a Altamira

ALTAMIRA, PA - O pistoleiro Rayfran das Neves Sales, de 27 anos, conhecido como Fogoió, confessou ontem em depoimento oficial que matou a missionária Dorothy Stang. Indiciado por homicídio duplamente qualificado ¿ pena de 12 a 30 anos ¿ ele assumiu a autoria dos disparos e afirmou que o foragido Uilquelano de Souza Pinto, conhecido como Eduardo, também atirou na freira, morta no dia 12 em Anapu. O juiz substituto da comarca de Pacajá (PA), Lauro Alexandrino, decretou ontem segredo de Justiça no inquérito que investiga o crime.

O depoimento de Rayfran, que chegou à delegacia algemado nas mãos e nos pés, não foi acompanhado por nenhum advogado. Estava presente C.B.C., de 49 anos, testemunha do crime, que acusou Fogoió da autoria dos disparos. C.B.C. chegou a Altamira, ontem pela manhã, no mesmo helicóptero Black Hawk da Aeronáutica usado pela Polícia Civil para deslocar o pistoleiro até o local onde prestaria seu depoimento.

Exército e polícia formaram um forte aparato de segurança com mais de 60 homens na operação de transferência.

Rayfran foi preso na noite de domingo a 35 quilômetros de Anapu, após sete dias como foragido. Foi capturado por volta das 19h, numa ação da Polícia Civil que contou com o apoio de soldados do Exército, enviados pelo governo federal para patrulhar a região sudoeste do Pará após o assassinato da freira. O bandido estava desarmado, escondido numa barraca de náilon à beira da rodovia Transamazônica. Ele não resistiu à prisão. A polícia chegou até ele por intermédio de uma informação passada pela testmunha que o reconheceu a partir do retrato falado divuilgado na semana passada.

Após o depoimento na Polícia Civil, Rayfran foi submetido a um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e levado para prestar depoimento na sede da Polícia Federal. Um grupo de cerca de 50 pessoas disputava espaço em frente ao prédio da PF em Altamira.

Os policiais informaram que o pistoleiro passaria a noite na cadeia pública de Altamira, na qual também está preso Amair Feijoli Cunha, acusado de co-autoria no assassinato.

Na manhã de ontem, Rayfran das Neves Sales chegou a afirmar que o mandante do crime era o presidente do Sindicato Rural de Anapu, Francisco de Assis de Souza, conhecido como Chiquinho, ex-vice prefeito da cidade, filiado ao PT e considerado um dos principais aliados de Dorothy. Chiquinho disputou e perdeu as eleições do ano passado como vice-prefeito na chapa petista.

Citando políticos influentes na região, o pistoleiro tentou inocentar o fazendeiro Vitalmiro Gonçalves de Moura, conhecido como Bida, suposto mandante do assassinato da missionária, que desde sábado negocia sua apresentação à polícia.

Além de Bida, também continua foragido Uilquelano de Souza Pinto, acusado de também ter atirado contra a freira. Os dois tiveram a prisão preventiva decretada.

O advogado Augusto Septimio, que defende Vitalmiro de Moura Bastos, descartou ontem a possibilidade de o fazendeiro se apresentar à polícia antes da conclusão dos inquéritos. O caso é investigado paralelamente pelas polícias Civil e Federal.

¿ Ele não vai se entregar enquanto não estiverem concluídos os inquéritos. Não vejo essa perspectiva ¿ afirmou o advogado.

Segundo Septimio, Bastos não se entregará ¿para evitar ser exposto, como todo o inquérito vem sendo exposto¿.

O advogado disse ainda que a decisão da Justiça de determinar sigilo das investigações ¿ tomada à tarde e revogada horas depois ¿ prejudicaria a defesa, ¿mas por outro lado facilita, porque vinham sendo veiculadas informações conflitantes, inclusive de depoimentos à Polícia Civil¿. Afirmou também que ¿a Polícia Civil tem sido prematura acusando A ou B, prejudicando o andamento do inquérito¿.

Sobre seu cliente, informou que o último contato que teve foi na sexta-feira pela manhã.