Título: Até o coordenador político entrou na festa
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 24/06/2008, País, p. A3

Brasília

A decisão dos parlamentares de adotar o recesso branco foi acompanha de longe pelo Palácio do Planalto. Mas não causou surpresa. Integrantes da cúpula do governo recorrem à independência entre os Poderes para evitar comentar a folga. A tradicional festa de São João nos Estados nordestinos também tirou ontem da Esplanada alguns ministros que tem base eleitoral na região.

O ministro das Relações Institucinais, José Múcio Monteiro, foi um dos que se renderam aos festejos. Passou o fim de semana em Recife e só retorna hoje a Brasília. A assessoria do ministro não soube informar o roteiro de Múcio, mas confirmou que o ministro ainda estava no Estado participando de eventos juninos. Segundo a Secretaria de Relações Institucionais, o governo ainda tem confiança de que haverá quorum na Casa para votar a agenda positiva.

A polêmica envolvendo a participação dos políticos nas festas de São João deixou a bancada do Nordeste, com 151 parlamentares, em alerta. O coordenador da bancada, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), vai lançar uma proposta ao grupo regional para alterar o sistema do recesso parlamentar. A idéia é dividir os 15 dias de folga do Congresso de Julho em dois períodos, sendo um de cinco dias no final de junho por causa das festas e os outros 10 dias continuariam na segunda quinzena de julho.

Com o Senado esvaziado, a filmagem de um curta metragem atraiu as atenções de turistas que visitaram a sede do Legislativo. O protagonista do filme, fantasiado de astronauta, chamou a atenção de curiosos ao rodar uma das cenas no curta na rampa principal do Congresso.

Apesar de ter o Congresso como cenário de parte do filme, a produtora do curta "Nada Consta 2", Clarissa Cardoso, disse que o roteiro não tem qualquer relação com o Congresso por se tratar de uma peça de ficção científica.

¿ Nós só aproveitamos os pontos externos ¿ disse. (M.F.)