Título: Reajustes minam a confiança do consumidor
Autor: Monteiro, Viviane
Fonte: Jornal do Brasil, 26/06/2008, Economia, p. A17

A alta da inflação vem minando a confiança do consumidor brasileiro, que pretende comprar menos bens de longa duração nos próximos meses, segundo a Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloísio Campelo, a perspectiva de piora da economia, que estava mais concentrada entre os consumidores de renda mais baixa, já está disseminada entre outras faixas de renda.

¿ Essa piora que o consumidor faz em relação às perspectivas das economia nos próximos meses já tinha relação com a inflação no ano passado, na faixa de renda mais baixa, quando houve repique de preços de alimentos, e continua este ano.

Pessimismo se espalha

Só que agora, houve disseminação maior para outras faixas de renda. Eles têm a percepção de que o aumento da inflação vai gerar necessidades de ajustes por parte do BC, que é a elevação das taxas de juros, e que deve causar desaceleração da economia ¿ afirmou Campelo.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV caiu 6,5% entre maio e junho de 2008, ao passar de 114,6 para 107,2 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2007, o ICC apresentou variação negativa de 1,7%.

O especialista ressaltou que a expectativa a respeito da economia para os consumidores de renda familiar mais alta piorou mais em junho. Campelo lembrou que essa classe não vinha sentindo tanto a inflação dos alimentos, que tem menos peso na cesta de compras desses consumidores.