Título: Brasil e Venezuela trocarão energia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/06/2008, Economia, p. A19

Presidentes Lula e Chávez também assinam acordo para preservação da Amazônia

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez (Venezuela) assinaram ontem 21 acordos nas áreas enérgicas, industrial, agrícola, tecnológica e de educação, em Caracas, na Venezuela.

Apesar da expectativa, não foi anunciado nenhum avanço sobre a parceria entre Brasil e Venezuela para a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. No último encontro dos dois presidentes foi firmado um acordo para construção da refinaria, mas o acordo entre acionistas e contratos de compra e venda de petróleo e estatuto da empresa não foi concluídos.

Os dois países também acertaram a troca de energia elétrica entre as usinas hidrelétricas de Guri, na Venezuela, Tucuruí, no Pará e de Belo Monte, também no Pará. Entretanto, o projeto depende da construção de uma linha de transmissão entre os dois países.

Também anunciaram o comprometimento no trabalho em conjunto para a preservação da Região Amazônica.

Com relação à área de tecnologia, ficou acertado o fornecimento pela Venezuela de uma linha de conexão por fibra ótica para ampliar o acesso à internet de alta velocidade no Norte do Brasil. Também serão trocadas as experiências sobre tecnologia de TV Digital.

Por outro lado, o Brasil desenvolverá suas áreas industrial e agrícola por meio dos escritórios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os aviões que circulam na região de fronteira terão segurança garantida devido ao acordo assinado. E outro para regulamentar o intercâmbio de pessoas condenadas para que possam cumprir as sentenças em nos países de origem.

A agenda teve início com o encontro privado entre Lula e Chávez, no Palácio de Miraflores. Logo depois, a reunião de trabalho foi ampliada aos ministros brasileiros.