Título: Fiat planeja aplicar mais R$ bilhões em fábrica
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 29/06/2008, Economia, p. E4

A fábrica italiana de automóveis Fiat comemora os resultados positivos com o aquecimento das vendas de carros no Brasil, que bateram recorde mais uma vez. Enquanto o mercado interno cresceu 27,8%, a multinacional aumentou as vendas em 30,5%. Só em maio, o saldo subiu 28,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. A previsão de investimentos até 2010 é de R$ 5 bilhões para a expansão da capacidade de produção, que passará das atuais 700 mil unidades para 800 mil na fábrica de Betim, Minas Gerais. Também serão aplicados em novos produtos e pesquisas de desenvolvimento. O mercado nacional responde por 30% da produção global da Fiat. A filial brasileira tem autonomia para desenvolver e montar modelos de carros sem a participação da matriz. Americana José Carlos Pinheiro Neto, vi- ce-presidente da americana General Motors (GM) no Brasil, está com os dedos cruzados. Torce para repetir este ano o resultado recorde de 2007. ­ As vendas vão de vento em poupa. O nosso resultado este ano está extremamente favorável. A previsão é vender 3,2 milhões de unidades em 2008 e será um recorde histórico ­ comemora Neto. ­ Já vendemos este ano 1,346 milhão de carros. No ano passado, comercializamos 1,025 milhão no mesmo período. Isso significam 321 mil unidades a mais, o que corresponde a um crescimento de 31,26% comparado com igual período do ano passado. Nada mal para uma multinacional que, entre 1999 e 2005, apresentou resultados negativos no país. Para o executivo, a estabilidade da economia contribuiu. ­ O consumidor é bombardeado por notícias positivas, tem facilidade de pagamento. Sou da época em que o financiamento era de seis meses, quando excedia esse limite, eram cobrados juros ­ comenta Neto. A estimativa é que as vendas da GM alcancem 3,2 milhões de carros no Brasil. Mas o vice-presidente da companhia ressalta: a demanda está chegando ao limite máximo. ­ Mesmo assim , não temos estoque ­ informa o executivo. ­ Há procura por todos os modelos, do mais barato ao mais caro.