Título: Coca-Cola vê chance de alavancar vendas
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 29/06/2008, Economia, p. E4

O Brasil se transformou em um dos dos motores de crescimento das vendas da Coca-Cola no mundo. Desde 1960 no país, a empresa tem crescimento superior ao das demais empresas no resto do mundo. Brasileiros são o terceiro povo que mais consome os produtos da companhia no mundo. Só perdem para Estados Unidos e México. Para ampliar ainda mais a participação nesse mercado bilionário, a empresa vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil ainda este ano, não só no setor de refrigerantes, mas principalmente nos mercados de sucos, águas e chás, que tem crescido na esteira da maior procura por produtos mais naturais. Em 2007, foi R$ 1,3 bilhão, em 2006, R$ 750 milhões. No ano passado, a empresa registrou aumento de 16% em vendas no mercado brasileiro. Alcançou faturamento líquido de R$ 12 bilhões no ano passado. Hoje, a Coca-Cola emprega mais de 35 mil funcionários diretos e cerca de 300 mil indiretos. Faturamento de R$ 12 bilhões em 2007. Na quinta-feira, a Mexicana KOF, segunda maior engarrafadora mundial de bebidas da Coca-Cola ­ formada pela Coca-Cola e pela fabricante de bebidas e cervejaria mexicana Femsa, dona das marcas Tecate, Sol e Dos Equis ­ comprou a fabricante de refrigerantes e cervejaria mineira Refrigerantes Minas Gerais (Remil) por US$ 364,1 milhões. O objetivo da transação foi ampliar a presença da KOF no país e consolidar aqui 30% do mercado de engarrafamento da Coca-Cola, que tem mais de 41 milhões de consumidores. No ano passado, a KOF adquiriu também a fabricante de sucos Del Valle, que tem operações no Brasil e no México, por US$ 370 milhões.